Grafite Carioca

Grafite Carioca

Cada vez mais o grafite vem decorando os muros da cidade do Rio de Janeiro, tomando o lugar que já foi ocupado exclusivamente por pixações.


Como na fotografia, grafiteiros desenvolvem um estilo particular que pode ser reconhecido em diferentes obras pintadas pelos muros da cidade.  Os desenhos mais complexos exigem uma preparação minusciosa para sua execução, consumindo não apenas horas mas dias de trabalho de um ou mais artistas.


É claro que os grafites também geram polêmicas, não agradando a todos os gostos e há muitos que os vêm como sujeira e poluição visual, mas é inegável que essa forma de arte, tipicamente urbana, chegou para ficar.


Na contramão dos descontentes, há quem contrate os grafiteiros para decorar seus muros com os mais diversos temas e acabar com a chatice das cores sólidas.


Quando a caminhada é apressada e desatenta, o cidadão pode não reparar na consistência da obra apresentada.  Esse sujeito barbudo acima retratado, aparece solitário aqui e acolá pela Tijuca, mas quando eu passeio próximo à Lapa, uma horda do mesmo personagem populava uma das paredes que por lá avistei.  Infelizmente precisava pegar um avião e não houve tempo para mais uma foto.


O grafite carioca está a sua à espreita nas esquinas da cidade.  Retribua o favor e adimire as telas gigantes à sua disposição.

Tags , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta