Arte de Rua na Paulista

Arte de Rua na Paulista

Já é tradição.  Durante os finais de semana, artistas de rua expõem seus trabalhos na Avenida Paulista e conversar com eles, além de lhe render um bom papo, pode fazer que você leve um pouco do artista para sua casa.  A gama de expressões autorais é muito grande, indo de camisetas e aquarelas a CD’s de música.

_LV_3017

Humberto, que na foto a cima pinta uma camiseta, me contou um pouco de sua trajetória durante os vinte minutos que conversamos e logo em seguida me permitiu fazer uma essa imagem em seu “habitat de trabalho”.  No dia seguinte, passando pelo mesmo local, ele me reconheceu e me presenteou com dois impressos com as estampas que ilustram suas camisetas.

O artista de rua é aberto à conversa e gosta de ter seu trabalho apreciado.  O bate papo antes da compra da peça exposta por seu criador a carrega de mais história, agregando ainda mais valor humano a obra adquirida pelo passante.

_LV_3040

Pedro ilustra essa foto preto e branca segurando sua criação.  Ele me contou ser de Brasília e ter vindo a São Paulo para um curso de criação de jóias em aço.  Durante sua permanência em terras paulistas, aproveitava para expor e vender seu trabalho na Avenida.

_LV_3051

 

O pintor, poeta e professor Nico Zanovello, italiano legítimo, me vendeu esse quadro.  Segundo seu relato, teria deixado seu país natal por não aguentar a pressão de seu dia à dia.  Teria abandonado tudo e vindo para o Brasil viver de sua arte.

Questionei-o sobre a semelhança de suas pinturas, que de alguma forma expressavam uma aparente tristeza, para consigo.  Sua resposta: “Toda obra que faço, carrega um pedaço de mim.”

_LV_3224

Existe também a arte sem criador presente deixada ali simplesmente para ser vista.

Morando ou visitando a cidade de São Paulo, não deixe de ir à Avenida Paulista aos domingos.  Por lá, existe muita coisa além do concreto.

Tags , , , , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe uma resposta